Normas para elaboração de artigos

 

Instruções para elaboração de artigo

1. Introdução

A padronização do formato a ser utilizado nos artigos é essencial para a correta edição dos anais do evento. Este documento descreve os aspectos da formatação do modelo de artigos, portanto serve como referência.

Utilizando os estilos pré-definidos que constam deste documento, ele facilitará o seu trabalho. Para isso observe as instruções e formate seu artigo de acordo com o padrão definido ou copie e cole os textos do original diretamente numa cópia deste documento. Na avaliação do seu artigo esta formatação será de fundamental importância.

Atenção, os artigos deverão ter no máximo 5 (cinco) autores, podendo haver participação como autor/co-autor em no máximo 2 (dois) artigos do total enviado para o evento (independente de quem enviar).

2. Formatação a ser utilizada

2.1 Considerações gerais

O artigo deve conter, no máximo, 6 (seis) páginas (incluindo as referências bibliográficas) e o arquivo correspondente deverá ter tamanho máximo de 2048 Kb (2 MB) e estar no formato .DOC (“NÃO” será aceito o envio do formato .DOCX – Office 2007).

Deve-se utilizar tamanho A4 (210x297 mm) e as margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,5 cm. Solicitamos muita atenção com relação a esse aspecto, pois os artigos enviados com formato diferente prejudicam a composição final dos anais.

2.2 Detalhes do Envio

Na formatação do artigo deverá ser utilizada fonte tipo Times New Roman, tamanho 12 (doze), justificado, com espaçamento entre linhas “Simples”, com um espaçamento de 6 (seis) pontos abaixo, de acordo com o tópicos descritos a seguir:

a) Resumo: O resumo é elemento obrigatório constituído de uma seqüência de frases objetivas e não uma enumeração de tópicos, no mesmo idioma do trabalho, não ultrapassando 1400 caracteres (COM ESPAÇO). Deve apresentar o problema estudado, os métodos utilizados, os resultados mais importantes e as conclusões obtidas

b) Palavras-chave: Recomendamos de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave separadas por ponto-e-vírgula, e finalizadas por ponto, limitado a 250 caracteres.

Ex: Palavras-chave: Modelo; Formatação; eNara.

c) Títulos das seções: os títulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze), em negrito. Não coloque ponto final nos títulos. O título da primeira seção deve ser posicionado com espaçamento em 24 (vinte e quatro pontos) acima e 6 (seis) pontos abaixo. As demais seções devem possuir um espaçamento de 6 (seis) pontos abaixo.

d) Corpo do texto: o corpo do texto deve iniciar logo abaixo dos títulos das seções. O corpo de texto utiliza fonte tipo Times New Roman, tamanho 12 (doze), justificado, com espaçamento entre linhas simples. O corpo do texto também deve utilizar um espaçamento de 6 (seis) pontos abaixo.

2.3 Formatação de figuras e tabelas

Todas as figuras e tabelas devem ter legendas e seguir a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2001). Assim, no caso de figuras (quadros, gráficos, desenhos,...) as respectivas legendas devem ser posicionadas abaixo delas, justificadas à esquerda, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). Nas tabelas, as legendas devem ser posicionadas acima delas, devem estar centralizadas e também terem fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez).

Deve ser mantido um espaçamento de 6 (seis) pontos entre o corpo do texto e as Figuras ou Tabelas. Entre as legendas e o corpo do texto também deve haver um espaçamento de 6 (seis) pontos.

Se houver uma fonte bibliográfica, esta deverá ser descrita na seqüência do título da figura, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). No caso de tabelas, as fontes citadas ou notas eventuais aparecem no rodapé após o fio de fechamento, também com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). A Figura 1 e a Tabela 1 a seguir ilustram essas exigências. Deve ser utilizada fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), para letras e números nas tabelas.

 

 

 

 

 

 


FIGURA 1 – Valor entregue ao cliente. Fonte: Kotler (2000).

 

Quadro 1 - Flutuações dos níveis de produção ao longo da cadeia de suprimentos.

  Fonte: Slack et al. (1999).

 

3. Considerações Finais

As citações devem ser feitas conforme a NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2000a). As referências bibliográficas devem estar relacionadas no final do texto seguindo o padrão ABNT, estabelecido pela norma NBR 6023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2000b). Somente devem ser incluídas na seção relativa às referências as obras citadas no texto, elas devem estar em ordem alfabética e não devem ser numeradas. Deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), para as referências, com um espaçamento igual ao do corpo do texto. As referências apresentadas na seqüência deverão servir de exemplo de como formatar alguns tipos comuns de referências bibliográficas. Contudo, os artigos enviados devem mencionar em suas referências apenas os artigos citados no texto.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e Documentação -  Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2001.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520:  Informação e Documentação - Citações em Documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002a.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e Documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002b.

BARBIERI, J.C. Gestão ambiental empresarial. São Paulo: Saraiva, 2004.

FREDERICO, G.F. Proposta de aplicação do Balanced Scorecard para o operador de transporte logístico. 196 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia de Bauru, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Bauru, 2008.

KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

PIRES, S.R.I. Integração do planejamento e controle da produção a uma estratégia de manufatura. 223 f. Tese (Doutorado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 1994.

RICHARDS, D.J.; FROSCH, R.A. The industrial green game: overview as perspectives. In: RICHARDS, D.J. (org.). The industrial green game: implications for environmental design and management. Washington: National Academy Press, 1997.

SANTOS, F. C. A. Integration of human resource management and competitive priorities of manufacturing strategy. International Journalof Operations & Production Management, n.5, p.612-628, 2000.

SLACK, N.; CHAMBER, S.; HARDLAND, C.; HARRISON, A. e JOHNSTON, R. Administração da Produção. São  Paulo: Atlas, 1999.

ANEXO A – Instruções Complementares

Os anexos ou apêndices devem estar localizados no final do artigo e identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos seus títulos correspondentes. Eles devem ser citados no corpo do texto. Novamente advertindo que o artigo completo não deve exceder 6 (seis) páginas, e não deverá passar de 2048Kb. Serão aceitos para avaliação apenas artigos submetidos em Português.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog